CONSCIÊNCIA: TOBIAS BARRETO ADERE À POLÍTICA NACIONAL SOCIOAMBIENTAL

Galpão de materiais recicláveis será inaugurado nesta quarta, 17


imprimir

Publicado em: 2019-07-16

Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Tobias Barreto irá inaugurar um galpão de triagem de materiais recicláveis, local adequado para receber os resíduos sólidos que vêm das residências. A iniciativa atende à Lei nº 12.305, uma política de proteção nacional socioambiental que pretende, num futuro próximo, eliminar os lixões de todo o país. São muitos os problemas ambientais, sociais e até econômicos causados pelos resíduos sólidos lançados de forma irregular nos lixões.

A ideia é conscientizar a população da importância de uma mudança de hábitos e oferecer aos trabalhadores da cooperativa de reciclagem condições dignas e apropriadas de trabalho. Esta cooperativa é formada por pessoas que já trabalhavam coletando material reciclável no lixão, um espaço insalubre e contaminado, sofrendo sérios riscos de doenças. A partir de agora, o morador deve separar os resíduos sólidos previamente na sua casa e colocar na porta somente o material reciclável. O Município continua com as obrigações de coleta, levando esse material para o galpão.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Fundiário e Meio Ambiente, Virgílio Júnior, frisou que o galpão está sendo entregue como uma referência em nível de estado. “Desde 2010, Tobias vinha ‘empurrando com a barriga’ essa demanda. Nesta gestão, foram investidos mais de R$ 25 mil na reforma do prédio, que estava deteriorado, para que o mesmo ficasse em condições dignas de trabalho. Além disso, o Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul) doou maquinário e mobiliou o espaço”, pontuou o secretário.

Dos 16 municípios que compõem o Conscensul, Tobias Barreto será o quinto a dar este primeiro passo. Atualmente, são 24 famílias consorciadas, somando um total de 47 catadores de materiais reciclados, um número ainda baixo, visto que esses trabalhadores vinham desmotivados nos últimos anos por não terem um projeto firme neste propósito. Mas a perspectiva é de aumentar essa quantidade à medida que as atividades tiverem início.

O prefeito Diógenes Almeida destaca a importância da ação. “Este novo espaço permitirá à cooperativa trabalhar dignamente, desenvolvendo atividades de forma adequada e com total apoio do Município. A Prefeitura vem fazendo história, e o galpão é, sem dúvidas, um marco desta Administração”, pontuou o gestor. O galpão está localizado na Avenida Ayrton Senna, vizinho à Secretaria de Obras, e será inaugurado nesta quarta-feira, 17, às 11h.