PREFEITURA DE TOBIAS BARRETO REALIZA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA “CRIANÇA FELIZ”

Na tarde dessa terça-feira, 18, a prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início ao projeto de capacitação dos profissionais responsáveis pela execução do Programa “Criança Feliz”.

É um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Urbano, e foi instituído por meio do Decreto nº 8869 de 05/10/2016.

A proposta é de caráter intersetorial que integra as políticas voltadas para a criança, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos que necessitem e o fortalecimento dos vínculos afetivos e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças.

O público-alvo do programa são crianças de 0 a 3 anos e gestantes, ambos beneficiárias do PBF (Programa Bolsa Família) e crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
No Município, o Programa “Criança Feliz” (PCF) está referenciado ao CRAS Urbano, sob a coordenação da Assistente Social Jéssica Fabrícia J. Barros e das visitadoras: Elis Adma, Thamires Ribeiro, Evilin F. dos Santos e Renijane S. da Silva.

Ressalta-se que a execução das ações do programa estão respaldadas pelo Comitê Gestor Municipal, formada pelas políticas setoriais.

A execução do PCF está sendo iniciada com a apresentação do programa, capacitação dos visitadores domiciliares, posteriormente, seleção das famílias (de acordo com a lista disponibilizada pelo MDS) e o trabalho domiciliar com as famílias.