PREFEITO DIÓGENES ALMEIDA INAUGURA PARQUE MUNICIPAL TANQUE DOS MISSIONÁRIOS

Na tarde dessa quinta-feira, 01, o Prefeito Diogenes Almeida acompanhado dos pais Dona Nanzinha Almeida e Juarez Almeida, da Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Valdiná Almeida, do Deputado Federal Fábio Reis, realizaram a cerimônia de inauguração do Parque Municipal Tanque dos Missionários, patrimônio histórico da cidade de Tobias Barreto.

O Tanque dos Missionários foi fundado aqui em nossa cidade na época do paroquiato do Padre João Antônio de Matos, conhecido como “Padre João de Matos”.

Muito influente, o Padre João Antônio de Matos chegou a ser deputado e fundador da Festa da Padroeira. Em 1899, o Padre João Antônio de Matos tentou realizar uma Santa Missão, onde a mesma só aconteceu na virada do século em 1900, com a ajuda dos Freis Joãozinho e João. Os padres, então, resolveram achar um lugar para deixar uma marca dessa Santa Missão. O lugar escolhido era uma mata, onde eles iam rezando da Igreja Matriz de Nossa Senhora Imperatriz. Resolveram assim, cavar um tanque com a ajuda da população de Vila de Campos, como era chamada na época, para ali deixar registrado como ponto da Santa Missão. O tanque era sempre cavado nos horários das Santas Missões, pela manhã e ao entardecer. Ao ser cavado, não demorou muito para que as chuvas enchessem ao ponto de transbordar. O lugar então ficou conhecido como Tanque dos Missionários.

O “Tanque dos Missionários” terá de volta a essência com que foi construído. Esse patrimônio representa um resgate importante para a memória da cidade, e a administração Confiança & Trabalho, esteve empenhada para devolver à população o parque histórico totalmente revitalizado.

Dentro desta perspectiva, o sensato Prefeito Diógenes Almeida apostou na preservação patrimonial, no valor simbólico, cultural de todos os tobienses. Isso é sinônimo de cidadania e este governo está comprometido com essa lógica. Quando o poder público faz a sua parte, isso incentiva a população a ter um maior zelo com o nosso patrimônio, que é, na verdade, de todos.

O parque Municipal Tanque dos Missionários representa um pedaço muito importante de nossa história, e agora pode se tornar um espaço de lazer e convívio para quem o visitar.

Ao fim de sua fala, o Prefeito Diógenes Almeida convocou os vereadores presentes no ato inaugural, para comunicar que estará enviando a Câmara, projeto para colocar o nome do “Sr. Mundinho dos Missionários” no Parque Municipal Tanque dos Missionários em conglomeração a esse conterrâneo, que por anos, manteve a ordem e conservação do referido parque zelando pelos animais que ali estavam, bem como cuidando da fauna e flora do local.

Durante a Cerimônia de Inauguração, estiveram presentes o Pároco Jodeclan Rabelo, o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão Orçamentária Danillo Campos, Secretário Municipal de Comunicação SocialBruno Vasconcelos, Secretária Municipal de Saúde Emanuelly Hora, Procurador Geral do Município Vinícius Rodrigues, Chefe de GabineteRoberto Oliveira, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho José Bispo dos Santos, O Presidente da Câmara de vereadores Luís Carlos (Careca), Líder do Governo Magno Araújo, os vereadores Luisete Souza,Luis Ferreira, Gilson Ramos, o Gerente Regional da Caixa Econômica Marcelo Menezes Rezende, representando a Superintendência do banco e demais munícipes que participaram da solenidade.