PREFEITO DIÓGENES ALMEIDA E GOVERNADOR JACKSON BARRETO INAUGURAM DESSALINIZADORES DO PROGRAMA ÁGUA DOCE E ASSINAM TERMOS DO PROJETO DOM TÁVORA EM TOBIAS BARRETO

Na manhã dessa terça-feira, 20, o Prefeito Diógenes Almeida acompanhado da Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Valdiná Almeida, juntamente com o seu secretariado, Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos (Careca) e dos vereadores, Magno Araújo, Toinho Barreto, Luisete Souza, Luís Ferreira e Montival Cardoso, recepcionaram o Governador do Estado, Jackson Barreto, o vice-governador, Belivaldo Chagas, o Deputado Federal, Fábio Reis, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Olivier Chagas e o Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rosman Pereira dos Santos, para celebrar solenidade de assinatura de termos de colaboração do Programa Dom Távora e inauguração de sistemas de dessalinizadores do Programa “Água Doce” em comunidades e assentamentos de Tobias Barreto.

O sistema de dessalinizadores beneficiaram 120 famílias, no Povoado Saquinho; 40 famílias no Povoado Borda da Mata; 148 famílias no Povoado Candeias e 80 famílias no Povoado Macacos.
O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

Na Vila de Samabaia, o Governador Jackson Barreto ao lado Prefeito Diógenes Almeida e demais autoridades presentes, assinou Termos de Colaboração do Projeto Dom Távora, que beneficiará as Associações dos Assentamentos Belo Monte, Canaã, Zumbi e a Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Povoados Pé de Serra do Jacaré e Lagoa das Pedras.

O objetivo é a implantação de um projeto produtivo de ovinocultura com aquisição de trator. Para tanto, será um galpão e serão implantados 74 há de palma forrageira. Ainda, serão adquiridos tratos com implementos agrícolas, reservatórios, 222 matrizes ovinas acrescidas e 10 machos reprodutores.

O Projeto Dom Távora foi contratado em 2013 e tem por meta atender 10.000 famílias de pequenos produtores rurais, beneficiando 40.000 pessoas, por meio da implementação de 300 planos de negócios.
Na oportunidade, o Governador Jackson Barreto, também entregou na Vila de Samambaia, uma Unidade do SAMU, conforme cobranças realizadas pelo Prefeito Diógenes Almeida em suas idas à capital sergipana.

O Prefeito Diógenes Almeida também anunciou que nos próximos dias, a zona rural de Tobias Barreto estará sendo beneficiada com a construção de 930 cisternas e 287 barreiros.