ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF 10) DO DISTRITO DE MONTE COELHOS REALIZA HIPERDIA EM AÇÃO

A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF 10) do Distrito de Monte Coelhos realizou na manhã desta terça-feira (27), o “Hiperdia em Ação”, evento direcionado principalmente para hipertensos e diabéticos daquela região.

Na programação, foram ofertados os serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, peso e altura, entrega dos cartões de acompanhamento do hiperdia, elaboração e distribuição de cardápio saudável e palestra com orientações sobre prevenção, cuidados e tratamento das doenças e esclarecimentos sobre alimentação saudável.

O evento contou com a presença e participação da Nutricionista do NASF Isadora Reis, abordando a temática de alimentação saudável, alusivo a 31 de março, dia da alimentação, na oportunidade deu recomendações pertinentes para essa classe de pacientes. Elaborou ainda, um cardápio prático e fácil para os pacientes.

“O hábito de se alimentar de forma saudável e a aderência ao tratamento medicamentoso melhoram muito o controle do diabetes, proporcionando valores de glicemia adequados, diminuindo o risco do aparecimento de complicações relacionadas ao diabetes, tais como doenças do coração, diminuição das funções dos rins (nefropatia diabética) e acometimento dos nervos (neuropatia). Além disso, essas medidas impactam positivamente no controle do peso” destacou Isadora Reis, Nutricionista do NASF.

“Nosso objetivo é promover saúde por meio de ações que visem melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes e hipertensão, duas enfermidades silenciosas. Estimulando principalmente seu autocuidado. E como a alimentação é fundamental nesse processo, temos certeza que essa ação associada à terapêutica medicamentosa e atividade física trará bons resultados. Os ACS Arlindo, Edicleide, Elismário, Lucivado, Nilmária e Porfírio, além da Aux. Audilene e Recilândia são nossos principais intermediadores no acompanhamento desse grupo em domicílio” esclarece a Enfª Maísa e o Drº Alexey.

A Equipe de Saúde a Família do Distrito de Monte Coelhos tem realizado seu trabalho de forma humanizada, tanto durante seus atendimentos assistenciais na Unidade Básica, no domicilio como em suas ações de Promoção de Saúde que visa sobretudo conscientizar a população do dever de cuidar da saúde, que prevenir é o melhor caminho para uma vida saudável.