EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO DISTRITO DE MONTE COELHOS, PROMOVEU AÇÃO DE INSTRUÇÕES AS MÃES PARA FAZER A MASSAGEM SHANTALA E BANHO DE OFURÔ PARA BEBÊS

A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe da Estratégia de Saúde da Família do Distrito de Monte Coelhos, promoveu essa ação de saúde, a fim de instruir as mães à realizarem massagens nos bebês.

A massagem shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia, sendo uma maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê. O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc) é de extrema importância para a criança. A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de idade, idade em que, segundo a filosofia indiana, os chakras (pontos de energia) do bebê terminaram sua formação.

“A massagem traz diversos benefícios para os bebês. “A shantala ajuda na circulação, na melhora da respiração e no sistema digestivo, com a redução de cólicas. É uma técnica simples, barata e fortalece o vínculo mãe-filho. Deve ser complementada com o banho de ofurô, pois ajuda a combater o estresse e a acalmar a criança”, explica a enfermeira Maisa Andrade.